placa-bacteriana-tartaroVocê certamente já ouviu falar que as placas bacterianas e o tártaro causam cáries e outras doenças. Mas, você sabe qual é a diferença?

Placa bacteriana – ou biofilme dental – é aquela película pegajosa que se forma nos dentes quando passamos muito tempo sem realizar a higienização. Ela é formada por bactérias e outros micro-organismos que estão sempre presentes na nossa boca e que se nutrem de restos de alimentos e se desenvolvem com a saliva.

A placa bacteriana é eliminada com a escovação e o uso do fio dental. Daí a importância de fazer uma boa higienização bucal três vezes ao dia.

Já o tártaro é a placa bacteriana que não foi eliminada e se calcificou. Ela pode ser facilmente identificada, pois fica bem visível logo acima da margem da gengiva, com coloração amarelada ou marrom. Quando chega a esse estágio, não basta escovar os dentes. É necessário procurar um dentista para que ele elimine toda essa placa calcificada.

Consequências
Se você identificou que seus dentes possuem tártaro, procure logo o consultório odontológico. A presença de tártaro é uma das principais causas de cáries e outras doenças, como a gengivite. Em casos mais graves, pode evoluir para uma periodontite, e levar à perda do dente.

Foto: Dr PS Sahana * Kadamtala Howrah via VisualHunt / CC BY