alimentacaoProteger os dentes das cáries vai muito além de escovar os dentes logo depois das refeições, hábito essencial que já abordei neste artigo. Os alimentos que você consome também fazem muita diferença, não só para fugir das cáries, mas também para evitar outros tipos de problemas. Reuni aqui algumas dicas para fazer da dieta uma aliada para manter a saúde bucal. Confira:

1- Refrigerantes zero: não é porque não contêm açúcar que são inofensivos

Alguns tipos de adoçantes (como aspartame e sacarina) não são cariogênicos. Porém, alimentos que possuem como base essas substâncias também são vilões do sorriso. Os refrigerantes que não levam açúcar, por exemplo, podem causar erosão dentária. Isso porque eles levam em sua fórmula ácidos cítricos e fosfóricos, que prejudicam o esmalte dos dentes. O mesmo ocorre com bebidas esportivas (isotônicos), com uma agravante: elas são consumidas no momento do exercício, quando há baixa taxa de secreção salivar, o que aumenta ainda mais o risco.

2- Produtos light levam açúcar e adoçante

Alguns alimentos do tipo light carregam, além do adoçante, outros tipos de açúcares, tais como frutose, glicose e sucrose. Por isso é tão importante olhar os ingredientes no rótulo. Até porque, alimentos dessa categoria têm como principal característica 25% menos calorias, ou seja, menor quantidade de determinado nutriente, e não ausência total.

stockvault-gouda-cheese1310063- Leite e derivados protegem os dentes

A presença de cálcio no leite é um fator protetor para os dentes. Já o queijo aumenta o pH bucal, o que evita a desmineralização. Outra vantagem é que o queijo leva os chamados fosfopeptídeos da caseína, que ajudam na reconstituição de minerais perdidos pelos dentes, evitando a cárie.

4- Mais fibras no cardápio

Pessoas que possuem uma dieta rica em alimentos vegetais não refinados e ricos em fibras, como cereais integrais, ervilha, soja, entre outros, costumam ter poucas lesões causadas pelas cáries. Isso porque o fitato, presente nesses alimentos, age como uma barreira protetora de ácidos e da placa. Alimentos fibrosos também estimulam a produção de saliva, que é muito importante para a saúde bucal, como já expliquei aqui.

5- Coloque a maçã na sua dieta

Você já ouviu falar em polifenóis? Além de protegerem contra uma série de doenças, eles possuem propriedades antibacterianas. São vários os vegetais e frutas que contêm polifenóis, mas a maçã é a que mais se destaca, pois também estimula o fluxo salivar. Porém, é importante lembrar que essa fruta também contém açúcares e, portanto, é imprescindível escovar os dentes após o consumo.

gum-4-1328213-640x4806- Gomas de mascar sem açúcar são aliadas

As gomas de mascar, em geral, possuem adoçantes não cariogênicos. Pesquisas apontam que o consumo desse produto diminui a incidência de cáries, pois estimulam a salivação. Porém, os chicletes sem açúcar não substituem a escovação e não devem ser consumidos em excesso.

*Com informações do CRO-MG e do jornal Folha de São Paulo

Fotos: Freepik