dentist-04-1459378-640x480O nome pode ser difícil e até causar certo receio. Porém, a profilaxia bucal nada mais é do que a limpeza feita no consultório do dentista, que é indispensável para manter sua boca saudável.

A higienização diária, por mais que minuciosa que seja, em geral não é suficiente para eliminar todo o tártaro. Isso porque a cavidade bucal está repleta de “cantinhos” difíceis de alcançar por meio da escovação e aplicação do fio dental. Por isso, ir ao dentista regularmente para realizar essa limpeza é fundamental.

Etapas
Durante a profilaxia, utilizamos uma escova profissional e uma pasta de dente especial para retirar os resíduos de cada um dos dentes da arcada, individualmente. Outra técnica utilizada é a raspagem, que consiste em retirar o tártaro que se forma na raiz do dente, bem próximo à gengiva. Para aquelas placas e manchas mais difíceis de sair, é utilizado um aparelho de ultrassom, que vibra ao entrar em contato com o dente, destacando a placa calcificada.

Outras técnicas usadas são o jato de bicarbonato de sódio e a aplicação de flúor ao final, que forma uma camada protetora em todos os dentes. A maioria dos pacientes não sente desconforto algum durante o procedimento, que requer investimento financeiro mínimo e evita a necessidade de intervenções mais sérias e onerosas.

Portanto, se já faz tempo que você não vai ao consultório do dentista, marque já uma profilaxia!

Foto: FreeImages