A presença do mau hálito ou do gosto ruim na boca, faz com que pacientes recorram a soluções rápidas, como chicletes, enxaguantes bucais e balas amentoladas. Porém, a frequência do odor desagradável pode significar halitose, sendo necessário buscar soluções com especialistas.

Ao perceber que o hálito está frequentemente ruim, o paciente recorre a pesquisas rápidas e internet ou acredita que o mau hálito é proveniente do estômago. Com isso, começa uma busca por profissionais da parte gástrica.

O que muitos não sabem é que existem mais de 50 causas que podem gerar a halitose, não necessariamente relacionadas ao estômago. Por isso, muitos pacientes que procuram gastroenterologista saem das consultas com diagnósticos inconclusivos e tratamentos não eficazes.

Com isso, há uma diminuição na expectativa de solução, o que gera insegurança, baixa autoestima, isolamento social e até depressão. Muitos pacientes relatam que o mau hálito causou, inclusive, afastamento entre os parceiros e filhos.

Por isso, a importância de procurar um especialista em halitose. Além de um check-list realizado durante a consulta, o profissional é capaz de realizar exames salivares, olfativos, clínicos, radiográficos e até laboratoriais, caso haja necessidade! Com um diagnóstico correto em mãos, o paciente será encaminhado para o tratamento adequado ao seu caso.