Como o próprio nome já diz, retração ou recessão gengival é um problema que deixa a gengiva retraída. Embora pareça inofensivo, a condição leva à exposição da raiz do dente e pode provocar consequências à sua saúde bucal.
O envelhecimento da população tem causado o aumento do número de pessoas com esta condição, pois quanto mais houver a exposição ao “trauma”, mais o dente fica exposto. Estima-se que metade da população mundial tenha retração gengival.
Mas, afinal, quais são os “traumas” que causam a retração gengival? As causas são várias.
- Uso demasiado da força durante a higienização
- Bruxismo ou ranger dos dentes
- Periodontite
- Falta de alinhamento dos dentes
- Uso de aparelho ortodôntico
- Tabagismo e uso excessivo de álcool
- Genética
Não é só estética
Se você pensa que o problema é só a estética do sorriso, está enganado. Dependendo da gravidade e profundidade da exposição da raiz, você pode sentir sensibilidade na região, o que pode atrapalhar a alimentação (alimentos muito gelados ou pastosos). Além disso, o problema favorece o aparecimento de cáries na região, erosão dentária e inflamações como periodontite.
O tratamento vai depender do grau da retração da gengiva, mas todos eles passam por tratar a causa do problema. Em alguns casos, é necessário fazer uma cirurgia de enxerto da gengiva, que basicamente consiste em repor o tecido da gengiva naquela região exposta. Para evitar, a receita é simples: uso correto da escova de dentes, fio dental, atenção para seus hábitos e sempre, sempre visitar o dentista a cada seis meses – de preferência um periodontista.