Quando você vira as costas, ouve um comentário maldoso sobre seu “bafo de esgoto”. Muitas vezes você não sente, por causa da fadiga olfatória – quando nos acostumamos com o cheiro a ponto de não senti-lo. As consequências são: mágoas, relações afetadas e até transtornos psicológicos sérios.

A primeira coisa a ser dita é: você não precisa sofrer com isso. Buscando profissionais sérios, seu problema é resolvido com o tratamento adequado, de forma rápida e assertiva. A segunda coisa que você precisa saber é que a causa de hálito com cheiro de esgoto está geralmente na boca mesmo. Bactérias que se proliferam, se alimentam de restos de comida e formam placas bacterianas.

Muitas vezes essa placa é amarelada e fica localizada na língua (saburra lingual). São bactérias que liberam um odor de enxofre – que é associado ao esgoto. Em outros casos, essas bactérias estão nas amídalas, formando os cáseos amigdalianos. São pequenas massinhas brancas com odor forte e desagradável.

Saburra lingual e gengivite

Além de tratar o mau hálito, eliminar a saburra lingual é importante porque ela pode provocar inflamações, como a gengivite, e até evoluir para problemas mais sérios. Então, já sabe, né? Perceber um filme esbranquiçado na língua ou desconfiar que as pessoas têm se afastado de você por causa do seu hálito, agende uma consulta com um profissional especializado em halitose o mais rápido possível. Quanto mais você esperar, mais consequências você terá na sua saúde física e mental.