Você já deve ter ouvido falar no sorriso gengival. O termo é usado quando, ao sorrir, as gengivas ficam à mostra. Trata-se de uma questão estética que pode ser facilmente ajustada com a gengivoplastia ou plástica gengival. para que haja um aumento da coroa do dente e diminuição da área de gengiva exposta.

Considerada uma cirurgia de baixa complexidade e alta precisão, a gengivoplastia é feita no consultório, com anestesia local. O procedimento dura de 40 minutos a duas horas, dependendo do tamanho da região que será operada, e tem uma recuperação relativamente tranquila, que exige repouso, alimentação mais restrita por três dias e compressas frias. Higienização cuidadosa e o uso de alguns medicamentos complementam os cuidados. 

É esperada uma boa cicatrização em sete dias. Geralmente o paciente não sente dor nem antes e nem depois do procedimento, desde que as orientações do dentista sejam seguidas. 

Exames

Para a realização da gengivoplastia, o dentista pode solicitar alguns exames além do clínico, como simulação fotográfica, tomografia e um guia cirúrgico para recorte gengival, que garante mais previsibilidade e segurança para a cirurgia. 

Outra indicação muito comum do procedimento é o alinhamento estético para aplicação de lentes de contato dental e facetas de porcelana. Além disso, pessoas que retiram o aparelho ortodôntico também podem se beneficiar. 

Pesquisas apontam que o sorriso gengival é mais comum em mulheres e a principal queixa é sobre o comprometimento da autoestima. Alguns fatores podem impedir a realização da correção: tabagismo, diabetes não controlada, hipertensão, problemas na coagulação sanguínea, entre outros. 

A gengivoplastia é uma cirurgia segura e que pode mudar vidas. Procure um profissional especialista em periodontia e tire todas as suas dúvidas.