É importante escovar os dentes logo depois de ingerir açúcar
É importante escovar os dentes logo depois de comer, principalmente se for açúcar.

Desde pequenos somos alertados pelos nossos pais sobre os “bichinhos” que podem surgir na nossa boca se não escovarmos bem os dentes. Depois de adultos, com a correria do dia a dia, acabamos nos esquecendo desse valioso conselho, deixando nossos dentes mais propensos às cáries.

O mais importante de se ter em mente quando o assunto é o combate às cáries é que os 20 minutos depois de comer são cruciais. É durante esse tempo que as bactérias agem na boca, produzindo os ácidos que causam deteriorações nos dentes. E se os alimentos ingeridos contiverem açúcar, o risco é ainda maior. Portanto, escovar os dentes logo depois de comer é essencial, com especial atenção para os pré-molares e molares, localizados na parte de trás da boca.

Visitar o dentista regularmente é importante, pois somente ele poderá detectar a presença de cáries e tratar adequadamente. A profilaxia (limpeza dos dentes) feita no consultório também não pode ser ignorada, pois ela impede a evolução da ação das bactérias.

Fatores genéticos podem influenciar na recorrência de cáries, mas não só isso. Distúrbios alimentares, baixa produção de saliva e azia podem acelerar o desgaste dos dentes, deixando-os mais propensos à ação das bactérias.

Sintomas

Ao contrário de que se pensa, nem sempre a cárie se manifesta como um ponto preto no dente. Essa coloração escura é apenas um de vários sintomas, que incluem dor ao comer, sensibilidade e orifícios esbranquiçados visíveis. Mas, fique atento: muitas vezes o paciente não sente nada. Daí a importância de visitar o dentista sempre.

Tratamento

Nada de dente de ouro ou de prata, que podem comprometer a estética. Hoje, os materiais mais usados para preencher a parte deteriorada que precisa ser retirada são a resina ou a porcelana, que conferem uma aparência mais natural. Dependendo da gravidade da cárie, pode ser necessário fazer um canal, mas isso já é assunto para outro artigo.

Não deixe que a cárie vença você! Previna-se.

Foto: FreeImages.com/Mark Webb