dente-siso
Em geral, a erupção dos terceiros molares acontece entre os 16 e 22 anos.

A exodontia do terceiros molares, conhecida popularmente como extração do dente do siso, é um tema que causa muitas dúvidas e, algumas vezes, temores. Afinal, em quais casos é recomendado que eles sejam extraídos?

Em geral, a erupção dos terceiros molares acontece entre os 16 e 22 anos. A maior parte das pessoas passa por essa experiência, que é muito associada com a chegada da maturidade – siso, no latim, significa juízo. Os sinais são claros: inchaço na gengiva e aquela dorzinha incômoda causada pela erupção dos dentes.

O que fazer?
Com a evolução humana, a arcada dentária tem diminuído. Assim, o espaço para o nascimento desses molares fica insuficiente. Podem ocorrer também inflamações na gengiva, cáries, compressão dos nervos, enfim, problemas decorrentes da erupção. Também nesses casos, extrair os dentes se faz necessário. Porém, somente o dentista poderá fazer esta avaliação e, se não for detectados nenhum desses fatores, os molares podem nascer normalmente.

A temida cirurgia
Muitos mitos permeiam as informações sobre a cirurgia da extração do terceiro molar. É preciso ter cautela. A complexidade vai depender da situação de cada dente, no que diz respeito ao tamanho, proximidade com os outros dentes e posição da raiz. A questão mais essencial para evitar complicações é escolher um bom cirurgião, que aplicará as técnicas necessárias para que o procedimento seja indolor e sem sequelas. Um erro de procedimento pode causar ausência de sensibilidade.

Outro mito comum é que todos os terceiros molares devem ser extraídos. Não é bem assim. A avaliação de cada dente é específica. O mais importante é fazer a intervenção até os 30 anos, antes da calcificação da raiz do dente.

Cuidados no pós-operatório
Mais uma vez, a habilidade do dentista é determinante para que o paciente não sofra tanto durante o pós-operatório. A dor vai existir, mas a intensidade pode ser minimizada. Por causa dos pontos dados no corte, é necessário regular as atividades físicas e a alimentação, mas somente ao longo de cerca de três dias após o procedimento.

Durante a minha atuação profissional, já realizei aproximadamente 500 cirurgias de extração do terceiro molar e todas elas tiveram sucesso e não houve nenhum trauma aos meus pacientes.

Crédito da foto: Dental Care via photopin (license)