Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data é marcante porque chama a atenção de todos sobre a importância de conhecer melhor essa alteração genética e respeitar os portadores da síndrome. Também é um dia propício para lembrar que essas pessoas possuem características típicas, que influenciam no cuidado rotineiro com a saúde.
Em relação à saúde bucal, estima-se que 80% de portadores de Down apresentam alterações na estrutura dentária, provocadas pela erupção tardia da dentição. Por outro lado, estudos mostram uma baixa incidência de cáries, em razão desse atraso e da produção diferenciada de saliva.
Um dado preocupante é o alto índice de doenças periodontais identificado em pessoas com essa alteração genética. Além de precoce, costuma ser severa, tendo como causa a deficiência imunológica comprovada que contribui para que organismo tenha dificuldades de combater as bactérias. As consequências podem ser graves: dentes moles, formação de tártaro, perda óssea e até perda precoce dos dentes.
Para evitar problemas, é fundamental que todos tenham atenção redobrada na higiene bucal e que sejam feitas visitas frequentes ao dentista.
Hoje é o dia ideal para refletir sobre o bem-estar e inclusão das pessoas com síndrome de Down. Mas a luta para que eles tenham o respeito que merecem deve ser diária.
Foto: Visual Hunt