Herpes. Só quem tem ou já teve sabe o quanto é desconfortável, principalmente quando a infecção é recorrente. O vírus é transmitido pelo contato direto entre pessoas. Existem dois tipos de herpes: tipo um, mais comum e normalmente associada ao lábio e boca; e tipo dois, normalmente transmitido sexualmente.
Até aqui, nenhuma novidade. O que poucos sabem é que os sintomas do herpes labial podem ser tratados no consultório do dentista, com a laserterapia. O laser diminui o poder de manifestação da doença, além de apresentar um potencial analgésico e anti-inflamatório (redução e alívio da dor). Além disso, aumenta o intervalo em que o vírus herpes volta a manifestar na pessoa.
O número de sessões de aplicação vai de depender do caso. A boa notícia é que a aplicação do laser é indolor. Apesar de não ser um tratamento de cura da doença, a laserterapia diminui consideravelmente os inconvenientes e o desconforto causado pelo vírus, aumentando a autoestima e proporcionando bem-estar aos pacientes.
Foto: Free Pik