Já parou para pensar que as bactérias que surgem na sua boca podem causar problemas sérios de saúde? Quando o paciente tem gengivite, por exemplo, a infecção pode atingir a corrente sanguínea e se alastrar para órgãos vitais do corpo humano, como o coração, aumentando o risco de infarto.
Estudos mostram que as bactérias que causam periodontite afetam os vasos sanguíneos do coração, cujo estreitamento causa a doença cardiovascular. Outras complicações, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também podem estar relacionadas às bactérias bucais.
Diabetes
Os diabéticos têm mais facilidade de ser infectados por bactérias e dificuldade de combater a infecção. Por isso, pessoas com diabetes correm risco maior de desenvolverem a gengivite e a periodontite em estado avançado. Mais do que isso, quando não tratadas, as infecções bucais dificultam o controle glicêmico.
Esses fatos comprovam que a saúde bucal faz parte da saúde geral. Por isso, é imprescindível fazer uma boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente para realizar a profilaxia, a fim de prevenir as inflamações orais.
E se você é diabético, a atenção deve ser redobrada. Sintomas como mau hálito e boca seca devem ser motivos para procurar o dentista imediatamente.
Foto: Freepik