Os sintomas da retração gengival podem ser vistos no espelho: dentes mais à mostra e gengiva afastada. Além do comprometimento estético, o problema também causa sensibilidade na hora de tomar algo gelado, comer e escovar os dentes, pois expõe a raiz do dente. Mas, quais são as causas?
Trauma oclusal
Existe uma maneira correta de encaixe das arcadas dentárias. Quando há alguma pressão nas articulações dos dentes, tais como mordidas cruzadas ou abertas, podem ocorrer lesões, entre elas a recessão gengival. Na maioria dos casos, o tratamento com aparelhos ortodônticos é a única solução para corrigir o problema.
Má escovação
Já ensinei aqui a maneira mais indicada de escovar os dentes. Quando a escovação é feita de forma agressiva e constante, uma das consequências pode ser a retração da gengiva. Dependendo da gravidade, uma correção na forma de manusear a escova, com cerdas macias, pode ser suficiente para solucionar o problema.
Placa bacteriana
Se você acompanha as minhas dicas, já deve ter percebido que a placa bacteriana é causadora de muitos problemas. As bactérias causam inflamação na gengiva, que atacam o suporte do dente e, por consequência, ocorre o afastamento da gengiva. Quando isso acontece, é necessário realizar uma descontaminação para a remoção da placa.
O primeiro passo é tratar a causa, seja ela qual for. Depois, será avaliado qual o tratamento para recobrir a raiz. Dependendo da gravidade, é necessário realizar procedimentos cirúrgicos, como o enxerto da gengiva. Porém, existem intervenções menos invasivas, como a colocação de resinas para diminuir a sensibilidade dos dentes. Caberá ao dentista avaliar qual a melhor indicação para o paciente.