Não, não é oferecer chicletes, muito menos evitar a pessoa que fará com que ela desconfie ou procure ajuda para o mau hálito. E nem enviando uma indireta, seja com memes ou frases reflexivas.

Acredite: essa pessoa já está sofrendo muito mais do que você possa imaginar, porque as reações acima são comuns e magoam. A halitose não é um capricho ou falta de higiene. É um problema sério, que precisa ser tratado.

A verdade é que não existe jeito fácil de fazer essa revelação, mas existem formas mais gentis. É essa reflexão que eu tento trazer neste artigo. 

  • Aja como gostaria que agissem com você

Já parou para pensar que você pode ter mau hálito? Lembre-se de que existe a fadiga olfativa, que faz com que você se acostume com seu próprio hálito. É a mesma lógica de quem usa perfume muito forte e só quem convive com essa pessoa que se incomoda. Grosso modo, nosso nariz se acostuma com o cheiro.  Mas e aí, e se fosse você? Ou melhor, e se for você? Como você acha que seria menos constrangedor receber esta informação? Tenha empatia!

  • Seja direto

Vai por mim: falar de forma direta é muito melhor do que mandar indiretas. Ou piadas. Ou artifícios como chicletes.

Mas ser direto não significa ser grosseiro. A palavra aqui é uma só: gentileza. 

  • Tenha discrição

Por mais que você saiba que outras pessoas têm intimidade com essa pessoa, ou que queiram o bem dela tanto quanto você, fale a sós. O tema já é constrangedor por si só, imagine se tiver uma turma enorme para falar sobre isso.

Chame a pessoa para um café, um bate-papo afastado do olhar de outras pessoas.

  • Dê o caminho da solução

Pode ser que essa pessoa já saiba que tem mau hálito. Pode ser também que ela já tenha procurado vários especialistas e até medicamentos milagrosos que estão pela internet.  

Quando abordar alguém que sofre com halitose, o ideal é já sugerir um caminho para tratamento. Se você leu até aqui, saiba que o único profissional apto para tratar halitose é o cirurgião-dentista indicado pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

Pesquise um nome próximo e indique. Dependendo da intimidade com a pessoa, ofereça-se para acompanhar. Não existe receita pronta para essa conduta e como será a reação a ela.

A halitose pode causar transtornos psicológicos e, por isso, deve ser abordada com cuidado, gentileza e empatia.