Remédio caseiro para mau hálito? Medicamento milagroso? Fuja dessa cilada. O tratamento para halitose, mais conhecida como mau hálito e bafo, não é encontrado na internet e nem em lojas. Muito menos tem relação com o uso de enxaguante bucal.
Mau hálito, em mais de 95% dos casos, as causas têm origem na boca. E são mais de 50 possíveis causas. Não existe cravo-da-índia, hortelã ou outra receita caseira que consiga resolver o problema.
Há, ainda, a possibilidade de a halitose ser subclínica, ou seja, ser somente sentida pela pessoa e não pelas pessoas à sua volta. Ou seja, o problema é mais complexo do que se pensa e é preciso a abordagem correta para tratar.
Então, podemos dizer que o único tratamento possível para o mau hálito é buscar um profissional capacitado para fazer o diagnóstico correto e indicar as melhores práticas, técnicas e medicações existentes.
Depois de encontrada a causa, é possível indicar o que deve ser feito. Por exemplo: se o problema foi a baixa produção de saliva, é preciso estimular a produção. De maneira geral, as abordagens têm participação direta do paciente, porque envolvem novos hábitos, inclusive alimentares, e técnicas de higiene bucal.
Portanto, em vez de perder seu tempo – e dinheiro – com soluções milagrosas divulgadas na internet, procure um cirurgião-dentista especializado em halitose. É o caminho mais rápido e curto para a cura.