Atenção mulheres que estão tentando engravidar! Bactérias periodontais podem atrapalhar a concepção. Um estudo científico publicado no Journal of Oral Microbiology mostrou que é mais comum detectar a bactéria Porphyromonas gingivalis na saliva de mulheres que tentam, mas não conseguem engravidar, do que naquelas que conseguiram, independentemente de outros fatores de risco, como idade, partos anteriores, entre outros. A pesquisa acompanhou 256 mulheres entre 19 e 42 anos que haviam interrompido o uso de contracepção.
Os dados sobre a relação entre problemas periodontais e a concepção na literatura ainda são escassos. Esse estudo aponta um caminho, mas tal relação ainda deve ser melhor explorada.
Os pesquisadores responsáveis afirmam que a análise não é conclusiva e que não responde a perguntas sobre infertilidade, já que não levou em consideração a duração do uso de métodos contraceptivos e estado de saúde dos parceiros.
Porém, não deixa de ser um alerta para o fato de que mulheres no período fértil devem caprichar na higienização diária e frequentar o dentista periodicamente para evitar doenças periodontais.
Foto: Free Pik