Você vai direitinho ao dentista, passa fio dental todos os dias, não fuma. Mas, mesmo assim, as manchas nos dentes insistem em aparecer. Como assim? Entre as causas para isso está a alimentação.
Alimentos com muito pigmento e cítricos – e a combinação deles – são grandes vilões do sorriso perfeito se você não tiver o devido cuidado. Na verdade, uma coisa leva à outra: a acidez provoca a desmineralização, que danifica o esmalte. Com esse dano, os dentes ficam mais sensíveis às manchas, provocadas pelos pigmentos.
Portanto, a primeira coisa é não consumir algo ácido e logo depois um alimento com muita pigmentação. Tomar um suco de laranja no almoço, por exemplo, e finalizar com um cafezinho não é uma boa pedida. Outro cuidado é escovar os dentes até 20 minutos depois após o consumo de qualquer um deles. Fazer um bochecho com água logo depois também ajuda.
Tome cuidado também com bebidas efervescentes, inclusive aquela cervejinha. Elas também são abrasivas e provocam desidratação e diminuem a produção de saliva, aumentando as chances de desmineralização.
Porém, não entre em pânico! Não é preciso cortar totalmente esses produtos da sua dieta. Basta tomar os cuidados necessários e não exagerar.
Alimentos mais perigosos: café, vinho, refrigerantes, açaí, suco de uva, molho de soja, chás escuros, molhos de tomate e açafrão ou qualquer outro de coloração escura.
Alimentos cítricos: frutas cítricas (tais como laranja e limão), picles, vinho branco, vitaminas e vinagre.
Foto: Free Pik