Já falei aqui que o implante convencional não implica em cortes invasivos na gengiva. Ainda assim, o procedimento ainda causa muito temor nas pessoas. Uma alternativa é a cirurgia guiada, que tem sido chamada de implante sem cortes.
Por meio de uma tomografia, é possível obter uma imagem das arcadas e saber a correta posição de instalação dos implantes. Para isso, é utilizado um software específico. O resultado é mais conforto durante a cirurgia e no pós-operatório, sem a necessidade, inclusive, do uso de antibióticos.
Porém, é importante ressaltar que o procedimento requer a confecção de um guia e uso de tecnologia e, por isso, os valores são mais altos, o que acaba levando uma gama de pacientes ainda optar pelo método convencional.
Outra questão é que, quando existe perda óssea, o paciente precisará se submeter, antes de tudo, a um enxerto – que implica na retirada de pedaços de ossos de do próprio indivíduo ou de bancos de ossos, para serem colocados no local do implante, dando sustentação ao dente.
O fato é que, na verdade, a cirurgia guiada proporciona um procedimento ainda menos invasivo devido ao uso da tecnologia, mas ainda assim é necessário realizar um pequeno corte onde entrará o implante, promovendo uma recuperação mais rápida e tranquila.
Foto: Free Pik