Beijar na boca é uma das demonstrações mais comuns de afeto. O contato, apesar de parecer inocente, é bem íntimo e pode transmitir algumas doenças, como herpes, mononucleose e até sífilis. Mas, e a cárie, pode ser transmitida pelo beijo?
Não é bem assim. A cárie na verdade é um processo de desmineralização decorrente de uma diminuição do PH da boca. Essa diminuição se dá pela ação de bactérias cariogênicas, que podem sim ser transmitidas por contato, como o beijo.
Porém, para a cárie acontecer, depende de outros fatores, como necessidade de se ter carboidrato (açúcares) para que as bactérias alimentem e se desenvolvam, causando a desmineralização que é a cárie.
Por isso, é importante manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes após as refeições, passar o fio dental todos os dias e ir ao dentista regularmente. Chega a ser repetitivo falar desses cuidados, mas o fato é que é a melhor maneira de evitar a cárie e outros problemas.
Portanto, se você toma essas precauções, sua imunidade bucal está fortalecida e pode ter mais segurança para beijar à vontade!
Foto: Freepik