Atenção, homens, respondam rápido: qual foi a última vez que você foi ao dentista fazer uma avaliação? E o fio dental, você usa todos os dias? As evidências estão claras e pesquisas já comprovaram que cuidar da saúde bucal não é uma prioridade para eles. Se você é mulher, basta observar os hábitos de seu pai, irmão, namorado ou marido para constatar essa realidade.
Enquanto as mulheres são mais preocupadas com seus hábitos diários em relação aos dentes e à boca, homens negligenciam cuidados básicos como escovar os dentes três vezes ao dia, usar regularmente o fio dental e fazer aquela fundamental limpeza no consultório. E o resultado disso não poderia ser mais previsível: maior incidência de periodontite e até câncer bucal no universo masculino.
Mais do que ter um sorriso bonito, manter uma boa saúde bucal é fundamental para evitar problemas mais graves. Por isso, homens, fiquem atentos aos sinais: gengiva sensível ou inchada, presença de tártaro, alterações na mordida ou aquele mau hálito que pode até se tornar constrangedor em alguns momentos podem indicar doenças bucais.
E mesmo que não haja sintoma algum, caso não consiga se lembrar da última vez que visitou o dentista, marque já uma avaliação, pois, como eu sempre alerto, os males podem ser silenciosos.
Foto: Freepik