Pensei muito em qual assunto abordar no artigo de estreia deste espaço e resolvi falar de um hábito que, apesar de fazer parte do nosso dia a dia, nem sempre é feito de maneira correta: escovar os dentes.
Uma boa saúde bucal começa na escovação. Além de prevenir cáries, escovar os dentes de maneira correta evita muitos outros problemas, como gengivites e a temida periodontite, que pode levar até à perda dos dentes.
Ao contrário do que muitos pensam, para que os dentes fiquem limpos não é necessário colocar força na escova. Na verdade, ocorre o inverso: pode machucar e acarretar problemas sérios, como a sensibilidade e o desgaste.
Costumo ensinar os meus pacientes a técnica “De Bass” ou simplesmente “escovação 45 graus”, que é o ângulo que a escova deve estar posicionada. Recomendo esse método porque ele possibilita a limpeza do chamado sulco gengival, ou seja, a parte da gengiva que fica em contato com os dentes.
5 passos para escovar bem os dentes:
- Passe o fio dental (sempre!)
- Coloque o creme dental na escova, que deve ter cerdas macias, e posicione-a de modo que toque o dente e a gengiva, em uma posição de 45 graus
- Gentilmente, faça movimentos curtos, de vai e vem, de cima para baixo na arcada dentária superior e de baixo para cima na arcada dentária inferior
- A escovação deve durar pelo menos 10 segundos em cada região da boca. Não se esqueça da parte de dentro dos dentes
- Enxague bem a boca e finalize com um enxaguante bucal sem álcool
Seguindo esses passos três vezes ao dia – de preferência após as refeições -, seus dentes e gengivas permanecerão limpos e livres da placa bacteriana.
Viu como não é difícil? Adote hoje mesmo essa técnica e cuide da sua saúde bucal!