A escolha de um bom profissional é o primeiro passo para um tratamento dentário eficaz e seguro. Esta afirmação fala por si. Quando se trata de implantes, então, essa questão ganha ainda mais importância. Implantes feitos com materiais de fonte duvidosa e sem a perícia necessária, por exemplo, correm o risco de serem perdidos e pior: causar problemas de saúde.

Um estudo realizado na Índia e publicado Journal of Medical and Paediatric Oncology comprova e alerta que os danos podem ser muito graves. Segundo os pesquisadores, próteses dentárias mal aplicadas podem ser fator de risco para o câncer de boca.

Isso porque a próteses muito afiadas e mal feitas provocam traumas crônicos na mucosa – especialmente na lateral da língua e no alvéolo – que podem evoluir para inflamações. As irritações constantes podem afetar o DNA e gerar tumores, progredindo para o câncer. Para chegar a essa conclusão científica, foram avaliados 22 artigos sobre o assunto.

Lembrando que, quando se fala de fatores de risco para o câncer bucal, deve-se considerar também má higiene, cigarro, álcool, alimentação precária, entre outros.  

Foto: Free Pik