A campanha Novembro Azul visa alertar os homens para a necessidade de prevenir o câncer de próstata por meio de consulta com o urologista e a realização de exames que identificam a doença. O alerta é justo e necessário, pois, historicamente, homens negligenciam sua própria saúde, inclusive a bucal.

Por isso, vou aproveitar a campanha e chamar a atenção para o seguinte: pesquisas indicam que o câncer bucal tem uma prevalência maior entre homens acima de 40 anos e isso se deve muito ao fato que eles não usam o fio dental diariamente, não fazem consultas regulares ao dentista, enfim, não se preocupam com a prevenção como deveriam.

O câncer bucal é causado principalmente por má higiene bucal, fumo, uso abusivo de bebidas alcóolicas, dentes fraturados sem devido tratamento, má alimentação. Excesso de exposição ao sol também é fator de risco para ocorrência de câncer nos lábios.

Os sintomas podem se manifestar através de feridas e úlceras nos lábios ou dentro da boca que não se cicatrizam em uma semana. Podem aparecer também manchas indolores esbranquiçadas ou avermelhadas. Quando o estágio é avançado, o paciente tem dificuldade de mastigar, engolir ou falar, emagrecimento acentuado e podem apresentar linfomas no pescoço.

O tratamento consiste em cirurgia e radioterapia e, em estágio inicial, a cura ocorre em 80% dos casos. Porém, quando avançado, pode ser necessário quimioterapia e cirurgia radical, que pode causar deformidades.
Portanto, fica a dica: valorizar a vida também é coisa de homem.

*Com informações do portal Terra, blog Sorrisologia e Inca