Você sabe escovar os dentes?

escovar os dentesOlá, seja bem-vindo(a)!

Pensei muito em qual assunto abordar no artigo de estreia deste espaço e resolvi falar de um hábito que, apesar de fazer parte do nosso dia a dia, nem sempre é feito de maneira correta: escovar os dentes.

Uma boa saúde bucal começa na escovação. Além de prevenir cáries, escovar os dentes de maneira correta evita muitos outros problemas, como gengivites e a temida periodontite, que pode levar até à perda dos dentes.

Ao contrário do que muitos pensam, para que os dentes fiquem limpos não é necessário colocar força na escova. Na verdade, ocorre o inverso: pode machucar e acarretar problemas sérios, como a sensibilidade e o desgaste.

Costumo ensinar os meus pacientes a técnica “De Bass” ou simplesmente “escovação 45 graus”, que é o ângulo que a escova deve estar posicionada. Recomendo esse método porque ele possibilita a limpeza do chamado sulco gengival, ou seja, a parte da gengiva que fica em contato com os dentes.

5 passos para escovar bem os dentes:

  1. Passe o fio dental (sempre!)
  2. Coloque o creme dental na escova, que deve ter cerdas macias, e posicione-a de modo que toque o dente e a gengiva, em uma posição de 45 graus
  3. Gentilmente, faça movimentos curtos, de vai e vem, de cima para baixo na arcada dentária superior e de baixo para cima na arcada dentária inferior
  4. A escovação deve durar pelo menos 10 segundos em cada região da boca. Não se esqueça da parte de dentro dos dentes
  5. Enxague bem a boca e finalize com um enxaguante bucal sem álcool

Seguindo esses passos três vezes ao dia – de preferência após as refeições -, seus dentes e gengivas permanecerão limpos e livres da placa bacteriana.

Viu como não é difícil? Adote hoje mesmo essa técnica e cuide da sua saúde bucal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *