Veja 9 mitos sobre a saúde bucal

mitos_da_saude_bucalO dia 25 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional da Saúde Bucal. O assunto deve estar presente no dia a dia, independentemente de data específica, mas não custa nada aproveitar o momento para reforçar alguns pontos que sempre geram dúvidas entre os pacientes.

Por isso, reuni aqui nove mitos comuns relacionados ao cuidado com os dentes e a boca. Fique atento e valorize seu sorriso!

1- Escovar os dentes com força limpa mais

Este é um mito perigoso, porque pode prejudicar muito seus dentes. Pode machucar a gengiva por causa do atrito e causar sensibilidade e desgaste. O ideal é usar uma escova de cerdas macias e posicionar a escova em 45 graus, de modo que toque o dente e a gengiva.

2- Comer uma maçã substitui uma escovação

Nada substitui uma boa escovação após as refeições e na hora de dormir. Apesar de a fruta ser um alimento “detergente”, por prevenir o mau hálito e promover a limpeza, contém açúcares e é um pouco ácida, o que pode provocar cáries.

3- Enxaguantes bucais fazem o mesmo efeito que escovar os dentes

É fundamental entender que o enxaguante é de uso complementar e nunca deve substituir a escovação. O uso é indicado somente em pós-cirúrgicos ou em caso de dificuldade motora. No mais, é um produto totalmente dispensável. Se optar por usar, escolha um sem clorexidina na fórmula.

4- Todos os idosos perdem os dentes

Mentira. O cuidado e a prevenção ao longo da vida garantem um sorriso saudável na terceira idade. Por isso, é importante visitar o dentista com regularidade desde a infância, manter uma boa higiene oral e evitar traumas. Alguns fatores genéticos também podem influenciar.

5- Se não doer, não é necessário ir ao dentista

Muitos males que atingem a boca são silenciosos. Por isso, ir ao dentista regularmente é essencial para evitar problemas. Somente um profissional tem condições de avaliar com certeza que sua boca está livre de cáries, gengivite e outros problemas mais sérios.

6- A quantidade de açúcar ingerido é proporcional à quantidade de cáries

Sempre dizemos às crianças que comer muito doce faz mal para os dentes. A verdade é que o açúcar prejudica a saúde bucal se não houver higienização logo após sua ingestão. Então, não importa se você ingeriu somente uma bala ou um pacote inteiro. O importante é escovar os dentes logo depois. 

7- Não é preciso se preocupar com a escovação do dente implantado

Não é porque se trata de um implante que não seja necessário higienizar corretamente. Dentes implantados devem ter a mesma atenção que os outros.  Afinal, a partir do momento que é implantado, aquela prótese passa a fazer parte do seu corpo.

8- Palitos de dente fazem o mesmo efeito que o fio dental

Nada substitui o fio dental, que deve ser usado duas vezes ao dia. O palito não alcança plenamente os resíduos entre os dentes, pode machucar a gengiva. Portanto, utilize palitos de dente somente em casos de emergência.

9- Creme dental clareador substitui o clareamento a laser

Os cremes clareadores quase não fazem efeito e eliminam, no máximo, manchas superficiais. Nada substitui a técnica de clareamento indicada pelo dentista, que pode ser feita no consultório ou em casa. Além disso, é importante tomar cuidado, pois muitas marcas têm em sua fórmula substâncias abrasivas, que prejudicam os dentes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *