Qual a relação entre implante dentário e saúde mental?

implante dentário e saúde mentalO sorriso é um importante recurso de expressão e interação social. Quando algo afeta essa forma de se expressar, a autoestima é atingida, bem como as relações, levando a prejuízos na vida da pessoa, inclusive na área profissional. Por esse motivo, o implante dentário é muito mais do que um procedimento estético.

Há, inclusive, uma relação entre depressão em idosos e problemas de saúde bucal. Estudos mostram que os efeitos da doença são mais graves em pessoas com falta de dentes, manchas e cáries.

A preservação da saúde mental é, portanto, mais um motivo para fazer do implante dentário necessário. Mais um porque já são bem conhecidos os benefícios para a mastigação e a fala.

Transtornos mentais x cuidados com a saúde bucal
Outros estudos constataram mais um problema: pessoas com algum transtorno mental, como depressão, são mais propensas a diminuir o cuidado com a saúde bucal. Estamos falando dos atos mais cotidiano, como uso do fio dental e escovação.

Essa negligência com a própria saúde leva à necessidade de intervenções mais sérias a longo prazo, como o implante dentário. Por fim, alguns medicamentos usados no tratamento de doenças mentais afetam a saúde bucal e podem provocar boca seca, bruxismo e até periodontite.

O que podemos concluir?
A relação entre saúde mental e bucal é ainda mais próxima do que podemos imaginar. Problemas bucais podem levar a doenças mentais, como depressão, que por sua vez pode provocar negligência com os cuidados orais.

Essas associações servem de alerta e indicam alguns cuidados:
– Se alguma pessoa próxima a você sofre com a falta de dentes ou outro problema que afeta a estética do sorriso, incentive-a a buscar tratamento.

– Fique atento a amigos próximos e familiares que possuem algum transtorno mental. A higiene bucal tem sido feita corretamente? As consultas ao dentista estão em dia?

– Se você se sente incomodado com algum aspecto do seu sorriso, procure ajuda. O que é apenas um detalhe hoje pode se transformar em um grande transtorno amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *