Periodontite está relacionada a outras doenças graves, como a Covid-19

Periodontia e covidA saúde bucal não se limita à boca. Doenças como a periodontite – inflamação grave provocada por placa bacteriana e que leva à perda de sustentação dos dentes – estão associadas outros problemas no organismo, inclusive a Covid-19.

Pessoas com periodontite avançada têm risco três vezes maior de desenvolver quadros graves da Covid-19. Essa relação foi comprovada em um estudo feito por instituições do Catar, da Espanha e do Canadá, e publicado no Journal of Clinical Periodontology. Os cientistas analisaram quase 600 pacientes que contraíram o vírus.

Esse motivo seria suficiente para procurar um dentista se perceber que a sua gengiva está sangrando na hora da escovação. Se não for, apresento mais alguns: essas mesmas bactérias que causam periodontite podem penetrar na corrente sanguínea e causar infarto e AVC (acidente vascular cerebral). Além disso, quem tem diabetes tem chances maiores de ter problemas na gengiva, que podem evoluir para periodontite.

Será que a emoção também conta?

Nenhuma parte do corpo funciona de maneira segregada. Doenças bucais, sistêmicas e até mentais podem se relacionar. O estresse, por exemplo. Ele pode levar a uma queda na imunidade e, consequentemente, a doenças periodontais. As mulheres correm maior risco de desenvolver periodontite devido às alterações hormonais. Aliás, problemas periodontais podem interferir na concepção.

Como evitar?

Escovar os dentes de forma correta é a melhor prevenção, porque evita a formação de placas bacterianas, que são as maiores causadoras da periodontite. Ao contrário do que se pensa, a genética não é um fato determinante. Nesse caso, o que conta é a higiene bucal correta e a visita frequente ao dentista. Não fumar também é essencial.

Um dos principais sintomas de doenças na gengiva é o mau hálito, ou halitose. Trata-se de uma alteração significativa, que afeta toda a vida da pessoa.

O que eu quero dizer é o seguinte: gengiva saudável não sangra. Portanto, se você vê sangue na boca, especialmente quando escova os dentes, ligue o sinal de alerta. E procure um periodontista porque, dependendo da gravidade, perder o dente será o menor dos seus problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *