Muita gente me pergunta como diferenciar se uma ferida ou sangramento na boca é trauma da escovação ou se é gengivite. Essa é uma questão que só um exame clínico poderá responder. Porém, alguns sinais podem indicar a gravidade do problema.

Passar a escova na arcada com muita força pode machucar a gengiva, isso é fato. Passar o fio dental entre os dentes de forma agressiva pode causar sangramento. A diferença entre esses traumas e a gengivite em si é o tempo que o machucado persiste. Se isso ocorrer, use menos força na escovação, com a escova de cerdas macias, inclinada em 45 graus. Ao passar o fio dental, tenha sempre o cuidado de observar que o fio deslize levemente para cima e para baixo entre os dentes.

Se em até 30 dias você perceber que a ferida não cicatrizou ou que não cessou o sangramento, procure um dentista. Outros sinais podem indicar gengivite: gengiva mais avermelhada (a cor natural é rosa-pálido), mau hálito, sensibilidade aumentada e mau gosto na boca.

Por que tratar?
Você pode pensar que a gengivite é inofensiva, já que em geral não causa dor. Engana-se. Se não for tratada, ela pode piorar e evoluir para a periodontite, um problema ainda mais grave que pode causar perda do dente afetado. E ninguém quer estragar o sorriso, certo?

Então, aqui vai um conselho que vale para a vida: higienize corretamente sua boca três vezes ao dia e observe. Conhecer o nosso corpo é importante para perceber que algo está errado.