O nome é complicado, mas a explicação é simples. Bichectomia nada mais é do que um procedimento para afinar o rosto. O termo vem de bolas de Bichat, que são bolsas de gorduras localizadas dos dois lados do rosto, pouco acima da mandíbula. O procedimento é, basicamente, uma cirurgia plástica para retirar essa gordura.

O tamanho dessas bolsas varia de acordo com cada pessoa, esteja ela ou não acima do peso. E é nesse sentido que algumas pessoas se sentem incomodadas: você emagrece, emagrece mais e, mesmo assim, o rosto continua arredondado.

É importante deixar claro que essa cirurgia é puramente estética. Ela caiu no gosto das atrizes e começou a ser muito difundida no Brasil nos últimos dois anos, apesar de ser uma técnica antiga. Para algumas pessoas, ter bochechas grandes pode ser um problema que afeta sua autoestima. Nesses casos, a bichectomia é indicada.

Apesar de o procedimento ser relativamente simples, requer cuidados importantes por parte dos cirurgiões dentistas ou médicos responsáveis. Os cortes são pequenos, feitos por dentro da boca, com anestesia local. A recuperação é semelhante à extração do dente do siso: repouso, restrição alimentar e cuidados com o inchaço, que dura aproximadamente uma semana.

Foto: Free Pik